Exposição

Morre o artista plástico Mário Cravo Júnior

Morreu em Salvador, em 01/08/18, o artista plástico Mário Cravo Júnior, o último modernista baiano vivo. Baiano de Salvador, ainda era estudante do internato do Colégio Antônio Vieira quando descobriu a habilidade para o desenho e em seguida pela escultura.

Foi estudar no Rio de Janeiro e depois nos Estados Unidos. Quando voltou ao Brasil, fez parte da primeira geração de artistas modernistas da Bahia e tornou-se um especialista em monumentos. As obras do artista estão eternizadas em museus e espaços abertos no Brasil e no exterior. Na capital baiana, o talento de Mário Cravo Júnior está espalhado pela cidade.

Entre as famosas esculturas estão “O monumento às quatro raças”, na Praça Cayru, bairro do Comércio, “A cruz caída”, na Praça da Sé, a escultura de Ruy Barbosa, no Fórum de Nazaré, a sereia de Itapuã, o memorial a Clériston Andrade, na Avenida Garibaldi, e o Parque das Esculturas, em Pituaçu, onde existe o acervo do artista com cerca de três mil obras, entre elas a “Via Crucis”.

Em mais de 70 anos de atividade profissional, Mário Cravo Júnior foi premiado nacional e internacionalmente, e foi um dos artistas plásticos que mais estimulou e valorizou os elementos da cultura popular para produzir arte.

Você pode gostar também...

X
X