Mostra fotográfica retrata relação de animais com o ambiente urbano

O fotógrafo e historiador Tiago Teixeira Oliveira apresenta a exposição “Bichos” na sorveteria Mondo, de 20 de agosto a 30 de setembro.

Os animais que vivem no ambiente urbano e as suas relações com o espaço e com o homem são retratados na mostra fotográfica Bichos, do fotógrafo baiano Tiago Teixeira Oliveira. A mostra estará aberta ao público entre os dias 20 de agosto e 30 de setembro na sorveteria Mondo, no Rio Vermelho. “A intenção é mostrar alguns animais da nossa fauna e pensar nas nossas relações. Como todos nós conhecemos o canto da cigarra, mas muitos nunca a viram”, destaca Tiago Teixeira. A mostra fotográfica apresenta animais diversos como corujas, gaviões, garça, búfalos, insetos, micos, entre outros.

Fotógrafo e historiador, com especialização em Patrimônio Cultural, Tiago Teixeira sempre teve um olhar para o urbano e as relações da sociedade com o espaço. Como fotógrafo, realizou duas exposições sobre a Rocinha-RJ, apoiada pelo Ministério da Cultura em 2013 (Lei Rouanet) e 2014 (Edital da Copa do Mundo) e, em 2017, participou de exposição coletiva no Shopping Paseo sobre o espaço, povo e costumes da capital baiana. No mesmo ano, montou uma exposição individual na Livraria Cultura com tema Cotidiano. Participou também da revista RIGS*, publicada em janeiro/18 – organizada pela Escola de Administração da UFBA.

Como historiador, Tiago Teixeira pesquisa sobre a ocupação da cidade pela sociedade, impulsionado pelo seu trabalho de conclusão de curso (TCC) que foi sobre o Condomínio Aldeia Jaguaribe, no bairro de Jaguaribe – Salvador, o qual deu início à transformação do local de veraneio para moradia, e subsequentes ocupações, além do crescimento da própria cidade.