Toada Crianceira no Gamboinha Nova

Em única apresentação, sábado, dia 06 de outubro, dentro do Gamboinha Nova, o mês das crianças do Teatro Gamboa, o Canastra Real apresenta Toada Crianceira: cancioneiro brincante da infância, espetáculo musical e cênico que arrebata plateias em Salvador, graças à trajetória pedagógica, artística e criativa, muito reconhecida do grupo.

Seus integrantes tem especial interesse pela tradição oral (contos, cantos, poética), reconhecendo nela um campo de afirmação das singularidades culturais. A apresentação se constitui a partir da pesquisa de repertório de acalantos, brincos, lenga-lengas, trava-línguas, adivinhas, desafios, tangolomangos, quadras populares, entre outros, seguida pela busca dinâmica e visual do contexto do palco.

São momentos de interação e de vivência compartilhada dos brinquedos cantados, onde José Rêgo (Pinduka) e Luciene Souza (acompanhados por uma trupe de músicos) fazem afirmar o devir crianceiro que, certamente, diz respeito às crianças, mas também envolve os adultos. A intenção maior é sensibilizar para a necessidade de tecermos uma sociabilidade infantil mais lúdica, evidenciando que se o ser criança é algo natural, cultural, algo que se pode aprender e ensinar.